Alongamento, aquecimento, ou fortalecimento?
- perform funcional Pilates
- 31 de mai. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de set. de 2021
Conheça a diferença entre estas diferentes atividades e como melhor adequá-las em uma sessão de treino.

O aquecimento deve ser feito antes de iniciar qualquer prática esportiva ou atividade física. O principal objetivo do aquecimento é preparar o corpo para o esforço exigido pelos exercícios, elevando a temperatura corporal, o que melhora a eficiência muscular, lubrifica as articulações, melhorando a mobilidade e ajuda a evitar lesões futuras. Além disso, também aumenta a frequência cardíaca, a respiração e a pressão arterial, além de provocar uma vasodilatação para facilitar a oxigenação dos músculos recrutados nos respectivos movimentos executados.
Já o alongamento promove flexibilidade e relaxa os músculos, mas não necessariamente vai aumentar a sua frequência cardíaca. Normalmente prescrevemos exercícios de alongamento ao final das sessões, mas em alguns casos utilizamos alongamentos específicos no início ou entre as séries do treinamento, dependendo do objetivo.
O fortalecimento, como o próprio nome diz, tem por objetivo promover o aumento da força muscular. Existem vários tipos de força (força máxima ou pura e força rápida ou força explosiva) além da força submáxima ou resistência muscular. Para isso é que algumas variáveis devem ser controladas como a carga, o nº de séries e repetições, o método de treino, a cadência e amplitude de movimento. Em nossos treinos adotamos as melhores estratégias para melhor adequar o tipo de exercício a ser executado, associando o metabolismo predominante com o objetivo do aluno em determinado período de treinamento.
Complexo né? Ficou com dúvida sobre como realizar seus treinos? Então venha conversar com a gente e consulte os nossos profissionais!
Comments